Blog

Chat GPT: Oportunidades e alertas!

Conheça mais sobre o ChatGPT, saiba o que pensam os especialistas e fique por dentro das oportunidades e alertas sobre esta revolucionária ferramenta.

 

Redação DDBC

 

Já não é de hoje que IA - Inteligência Artificial - tem estado nos top trends por conta de empresas e produtos que utilizam essa revolucionária tecnologia.z

E o ChatGPT é o novo protagonista deste espetáculo digital, pois já está sacudindo as estruturas do mercado. 

Recentemente, empresas como o Canva e a Lensa, também lançaram suas versões de assistentes e prometem transformar a relação das suas ferramentas com o usuário.

Em meio a estes e outros lançamentos, o grande destaque é o ChatGPT, da Open AI, que está ativo desde o final de 2022 e vem conquistando milhões de adeptos em todo o mundo e batendo todos os records.

Mas afinal, o que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um revolucionário chatbot que foi lançado pela OpenAI, uma empresa de pesquisa e implantação de IA que teve como um de seus fundadores ninguém menos que Elon Musk.

A essência da sigla GPT aponta para a tecnologia Generative Pre-Trained Transformer, o que significa que a tecnologia “foi treinada/alimentada” usando Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (Reinforcement Learning from Human Feedback – RLHF).

E esta tem sido a força motriz da ferramenta: ser retroalimentada pelo conhecimento humano. Isso significa, entre outras palavras, que a evolução será contínua.

E o que os especialistas estão achando de tudo isso?

Benj Edwards, um jornalista de tecnologia (The Atlantic, PCWorld, Macworld, PCMag, How-To Geek e FastCompany) e repórter de IA e Machine Learning para Ars Technica disse no Twitter que é possível que a OpenAI tenha inventado a mentira mais convincente, embasada e perigosa da história, mas também é verdade que a OpenAI fez um trabalho bom e cuidadoso no lançamento da ferramenta.

O The Guardian mencionou em artigo que os editores tiveram uma experiência com uma versão anterior do GPT criado pela mesma empresa. Na época, eles foram surpreendidos com um artigo de opinião escrito para eles. E o ChatGPT é ainda mais inteligente e transformador.

E vem mais por aí …

Uma nova versão da inteligência artificial (IA) que alimenta o ChatGPT já foi apresentada ao mercado e poderá transformar texto em vídeo e outras mídias, segundo a Microsoft, maior investidora da OpenAI.

O GPT-4 é uma atualização ainda mais poderosa e versátil do GPT3.5. A antiga versão é o modelo de linguagem que está por trás do ChatGPT. Por enquanto, o GPT-4 só está disponível para quem assina o ChatGPT Plus, que custa R$ 104 por mês no Brasil, na conversão para o dólar. 

Prós e contras do ChatGPT

Nos primeiros dias de lançamento, o ChatGPT bateu mais de um milhão de usuários. Mas, quando pensamos em uma escala evolutiva, embora já possamos ver o poder da ferramenta em gerar boas ideias, ela ainda está longe de ser perfeita, como todas as outras tecnologias de IA.

Na mesma proporção que essa solução está sendo destacada pelas boas oportunidades que cria, também vem sendo criticada pela possível desinformação, informações contraditórias e até erros.

Por outro lado, assim como outras ferramentas de suporte à escrita já citadas, o ChatGPT pode ser muito útil para o marketing digital, principalmente na hora de produzir conteúdo. E assim como no caso de outras ferramentas semelhantes, será usado como facilitador e não como produtor. Contudo, a ferramenta precisa de inputs 100% detalhados e com clareza sobre a questão que é apresentada.

A base de informações de seu algoritmo não é atualizada em tempo real. Isso significa que qualquer resposta que ela fornecer será baseada em vieses intencionais “imputados” em sua inteligência, e a última entrada ocorreu antes do seu lançamento.

Então, o ponto central é explorar suas vantagens para tornar rotinas mais produtivas, seja diante de pesquisas complexas, tarefas que necessitam daquela “ajudinha” analítica ou como parte de uma solução mais criativa. Uma boa maneira de usá-lo como um bom parceiro é preparar as perguntas e usar suas respostas como inspiração.