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Inteligência Artificial e SEO, qual é a relação?

Saiba mais sobre Inteligência Artificial, conheça seus benefícios no Marketing Digital e descubra como a IA pode ser usada na sua estratégia de SEO.

 

REDAÇÃO DDBC

 

Vivemos uma enxurada de conteúdo na internet. E a inteligência artificial aliada ao SEO - Search Engine Optimization - tem a função de otimizar as buscas, ao mesmo tempo em que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Mais do que isso, a inteligência artificial e o SEO estão amplamente conectados. Afinal, novas estratégias são necessárias para diferenciar seus conteúdos em meio a milhares, ou melhor, milhões de conteúdos que são publicados diariamente.

Se voltarmos aos primórdios da internet, quando o número de sites ainda era baixo e o acesso à intenet ainda estava engatinhando, não fazia muito sentido investir em estratégias de marketing digital para diferenciar seus conteúdos. Afinal, todos estavam disputando o mesmo espaço. O termo “mercado de nicho” nem mesmo existia. Mas a concorrência cresceu a a vida foi ficando mais digital, impulsionando o crescimento do número de páginas e também de usuários. Diante deste cenário, foi preciso investir em mecanismos de pesquisa e outras ferramentas para diferenciar os negócios. É nesse cenário que a inteligência artificial aliada ao SEO tem um papel preponderante. Logo, estar atualizado a respeito dessas ferramentas, funcionalidades e benefícios é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Para ajudar você a saber como a inteligência artificial impacta o SEO, preparamos este artigo.

 

O que é Inteligência Artificial?

Podemos definir Inteligência Artificial como a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante das mais diferentes situações no universo digital.

Nesse cenário, a IA está relacionada à capacidade da tecnologia gerar informações consideradas inteligentes. E é partir desta “inteligência” que o mercado vem se debruçando para agregar valor em todas as etapas da jornada de consumo.

Atualmente, muitas das decisões que envolvem o Marketing e o mundo dos negócios, são orientadas através de dados.

Além disso, os recursos de IA também podem “aprender por si mesmas”, e isso acontece devido a sistemas de aprendizado que ajudam a analisar grandes volumes de dados, o que torna possível ampliar os conhecimentos sobre determinado tema, ou mesmo segmento de negócio.

Não podemos deixar de citar a relação da IA com as tecnologias de machine learning, robótica, reconhecimento de voz e de visão, entre outras ferramentas e recursos ligados à transformação digital. 

 

Benefícios de uma IA no Marketing Digital

A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode proporcionar importantes diferenciais competitivos nas estratégias de marketing digital:

- Segmentação e escalabilidade

A inteligência artificial aplicada ao SEO é capaz de realizar segmentações mais precisas, pois analisa os algoritmos dos buscadores. Assim, é possível sugerir produtos mais alinhados com os perfis de consumidores que estão buscando determinado produto ou serviço. Resultado: a taxa de conversão dos leads provavelmente será aumentada.

- Estratégias mais efetivas

A IA ainda colabora para um maior alinhamento das estratégias de marketing definidas pelos gestores x base de dados coletada.

Essa ferramenta aplicada ao SEO ainda pode ser usada para otimizar o atendimento oferecido aos usuários, como:

- maior agilidade em transações;

- comunicação mais eficiente;

- personalização ampliada.

Para você ter uma ideia, conforme pesquisa da Forrester, 89% dos chatbots são úteis ou muito úteis quando o assunto é a personalização das interações com os usuários, o que impacta sua qualidade.

De acordo com a Forbes, todos os anos, US$62 bilhões são perdidos devido a atendimentos ao cliente que deixaram a desejar, seja por falta de um telefone apropriado para contato, um ecommerce que não ofereça uma experiência de navegação satisfatória e até um chatbot fora de operação, etc.

 

Usando a IA na sua estratégia de SEO A IA pode ser usada em vários estágios das estratégias de SEO e também impulsionar vendas:

1. Resultados de pesquisa local 

Muitos usuários precisam de soluções ágeis dentro do seu raio de localização. É por essa razão que o algoritmo de pesquisa local do Google inclui um fator de proximidade, sendo a maneira mais eficiente de atender as necessidades dos usuários.

2. Experiência do usuário

A experiência do usuário tem sido cada vez mais relevante para o sucesso das organizações, sendo que as ferramentas de inteligência artificial no marketing colaboram de forma relevante para aumentar a qualidade e eficiência dessa aproximação entre negócios e potenciais clientes.

Nesse cenário, os chatbots ganham destaque, pois estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, com capacidade de esclarecer as principais dúvidas dos usuários de forma eficiente, graças aos recursos de IA.

3. Recomendações e sugestões

Quando uma loja online, por exemplo, faz uso de um grande estoque e vitrine digital, não há nada melhor do que contar com mecanismos de recomendação.

Imagine um catálogo de produtos segmentado de acordo com o usuário que está acessando o buscador da loja, mesmo que ele não possua histórico de vendas. Com recursos cada vez mais personalizados, as equipes de marketing estão mais propensas em atrair, converter e fidelizar clientes.

4. Anúncios e ofertas

Se o objetivo é elevar a eficiência dos anúncios e ofertas no ambiente online, a inteligência artificial e SEO é um dos melhores recursos para isso.

Basicamente, as ferramentas de IA funcionam assim: anunciantes e editores se conectam a um inventário, no qual trocam os anúncios por uma taxa, e os recursos de IA utilizam algoritmos para estudar o comportamento de consumo.

Com isso, as informações recolhidas são usadas para otimizar campanhas em tempo real. 

5. Pesquisa de voz

Se você ainda não considera a pesquisa de voz nas suas estratégias de marketing digital, saiba que deveria rever isso. Os microfones estão ligados e a captação por voz é constante.

O motivo é simples: a pesquisa por voz já representa aproximadamente 50% de todas as pesquisas móveis. Portanto, é algo que todo gestor de conteúdo deveria abraçar. Como vimos ao longo desta leitura, a inteligência artificial e SEO são recursos que andam juntos e devem ser considerados na hora de você fazer as suas estratégias de marketing digital.

Com isso, os esforços de marketing são otimizados, ao mesmo tempo em que é oferecido uma melhor experiência para o usuário.